triangle dotted-square solid-square circle

Perguntas e respostas

1-Reencarnamos apenas aqui na Terra?

Na minha convicção pessoal, acredito que podemos reencarnar noutros planetas, noutros sistemas solares, ou ainda em vários planos existenciais ao mesmo tempo.


2-Ascensão dimensional significa sair desta realidade para outra dimensão?

Ascensão planetária (significa que a Terra fará um upgrade vibracional) contudo acredito que apenas as pessoas mais espiritualizadas da humanidade irão ascender em frequência, existem ainda muitas pessoas que praticam atos de terrorismo, existem guerras, poluição, conflitos e tudo isso ainda atrasa a evolução. Mas alguns milhares de humanos que se dedicam ao estudo e prática da espiritualidade poderão sim ascender, mas isso não significa partir daqui para outra realidade, significa elevarem o seu estado energético para ficar em ressonância com as frequências da quinta dimensionalidade.
Quando você alcança a iluminação espiritual fica em estado de superposição quântica, pode ser todas as potencialidades ao mesmo tempo.


3- Deus fez o homem à sua própria imagem, significa que deus é semelhante ao nosso aspecto?

Se somos semelhantes à imagem de deus, e vice-versa, significa (no meu entender) que somos um microcosmo (pequeno universo) à semelhança do macrocosmo (universo maior, deus) ou seja o nosso corpo com biliões de células, chacras energéticos, assemelha-se a um universo, neurónios e células que emitem bioluminescência assemelham-se a estrelas em ponto pequeno, o nosso corpo por dentro visto por uma célula consciente iria assemelhar-se a um universo. Por outro lado no universo exterior (macrocosmo) galáxias e estrelas assemelham-se a chacras, estrelas pulsares emitem sinais que parecem inteligentes, o próprio universo assemelha-se a um ser vivo consciente e omnisciente.
O cosmoteísmo defende isso também.


4- O que entende acerca de anjos caídos? São demónios?

Em vez do termo demónio prefiro dizer entidade negativa, muitos "demónios" são entidades do folclore, antigos deuses romanos ou gregos que a igreja demonizou. A palavra demónio deriva vem do grego δαιμόν (daimon) divindade ou epírito. Anjos caídos na verdade podem ser entidades espirituais que decidiram voluntáriamente descer ao nosso plano tridimensional (não foram expulsos do céu ou dimensão alguma), algumas dessas entidades ficaram habituadas ou modificadas pela vibração mais densa do nosso mundo material, ou foram ficando viciadas nas experiências e paixões da vida humana.
Existem ainda outras entidades em planos astrais superiores que são os archonts (arcontes) descritos pela Gnose, que drenam energia gerada pela humanidade (dos nossos pensamentos forma, egrégoras astrais etc).


5-Amuletos, rituais de purificação e orações, protegem de bruxarias?

Todo o tipo de rituais, utilização de talismãs, banhos de ervas, orações, são movidos pela fé do praticante e induzem a um estado de espírito mais reconfortante (a sua vibração pessoal eleva-se). Então sempre que você eleva a sua vibração pessoal fica "acima" das vibrações mais baixas das entidades astrais ou espirituais malignas, estas não conseguirão afectá-lo porque não conseguem entrar em ressonância consigo.
O mesmo ocorre com energias nefastas de algum bruxedo (ou mau-olhado) que lhe dirigiram, essas energias não conseguem sintonizar-se consigo (se você estiver numa frequência mais elevada) e retornam para trás rumo ao feiticeiro (essa é a conhecida lei do retorno, lei tríplice).
A energia não se perde, transforma-se, ou então volta para trás para quem a enviou, segue o caminho da menor resistência.


6-Espírito e Alma são a mesma coisa?

Acredito que são coisas diferentes, nem sempre existem na internet as mesmas definições, Gnose, Teosofia e Espiritismo podem dar definições diferentes. A minha visão é quea alma seja uma característica do espírito, a "personalidade" e carisma do nosso espírito.Quando encarnamos numa vida humana, a alma é a nossa porção de energia eterna dentro do espaço tempo (a realidade em que vivemos).
Quando desencarnamos e regressamos ao plano espiritual somos espírito: energia eterna fora do espaço-tempo.
Resumindo, a alma é uma faceta do espírito exprimindo-se dentro do espaço-tempo.


7-Um médium é uma pessoa especial, que nasce com um dom?

Aprendi na doutrina espírita que, todos temos faculdades medianímicas, e podem ser desenvolvidas. Alguns médiuns videntes que se anunciam em jornais ou surgem na televisão são farsantes, outros argumentam que nasceram com um "dom" e que são especiais apenas por uma questão de propaganda e por terem um ego dilatado. Todos nós podemos desenvolver faculdades psíquicas com dedicação, estudo e prática, obviamente que o grau depende do nível de sensibilidade e dedicação de cada pessoa.
Alguns nascem com um dom sim (pode ter sido desenvolvido em vidas passadas etc), mas há que ser-se humilde e não deixar a vaidade subir ao ego, ninguém é "especial" ninguém é "o escolhido", somos todos especiais.


8-O inferno existe?

Mais ou menos. As religiões criaram a metáfora do inferno para controlar as massas de fiéis com o medo, o receio de ir para o inferno conduzia as pessoas a procurar proteção na igreja, pagando quantias em dinheiro para salvar as suas almas e ir para o céu.
Existem actualmente certas religiões cristãs que vendem lugares no céu. Porém acredito que existem alguns planos no astral inferior (onde existem energias e entidades negativas), mas cada pessoa ao desencarnar irá para um mundo dimensional com o qual tiver ressonância vibracional.
O Inferno propriamente dito é um estado de espírito dentro de nós, quando o indivíduo está desalinhado com a existência, depressivo, melancólico, em morte espiritual interior.
Por outro lado o paraíso é um estado de autorealização, plenitude, estar em sintonia com a consciência divina.


9-Qual é o seu conteito de Deus?

Um pouco controverso. Não acredito num deus masculino, no deus que a humanidade criou à sua imagem, prefiro acreditar na divindade que criou a humanidade e o Universo.
Utilizo o termo Divindade muitas vezes, por ser mais abrangente, essa consciência cósmica é espírito portanto possui ambas as polaridades (masculina e feminina ao mesmo tempo), o próprio Universo é consciente, tudo é parte da divindade holograficamente, todas as estrelas, galáxias, multiversos e todos os seres (incluindo nós) numa espécie de cosmoPanteísmo.
A divindade não é um indivíduo, mas uma energia gestalt… Uma pirâmide psíquica de consciência interrelacionada, sempre em expansão, que cria, simultânea e instântaneamente, universos e indivíduos aos quais são dados — mediante o dom da perspectiva pessoal — duração, compreensão psíquica, inteligência e validade eterna.


10-Tudo o que é popularizado em lendas (mesmo seres mitológicos) existe?

Muitos dos seres mitológicos das lendas são arquétipos, conceitos, representam ensinamento simbólico codificado, porém acredito que todos os seres que ganham forma na nossa imaginação (inconsciente coletivo da humanidade) começa a ganhar vida no plano astral, ou no akasha (gerando pensamentos-forma, egrégoras).



11-Todos nós temos uma alma gèmea?

Relativamente ao conceito de alma gémea, partilho um pouco a visão do espiritismo, mas vou um pouco além. Alma gèmea não é uma "metade" espiritual que nos completa, mas sim uma pessoa com o mesmo nível de vibração e afinidades energéticas connosco.
Não significa apenas a pessoa amada (namorado ou namorada, esposo ou esposa) podem ser amizades com as quais temos vínculos cármicos profundos, de outras vidas.

Não nos ligamos a alguém por mero acaso, nesta vida. Além disso, acredito que não encontramos na vida apenas uma "alma gèmea" mas sim várias, prefiro apelidá-las de almas grupo, ou seja almas (ou espíritos, personalidades) que são feitas da mesma essência que nós, do mesmo complexo espiritual, que tiveram ligação energética connosco noutras vidas, e por diante.

É um tema complexo e que poderia aprofundar ainda mais. Nem sempre alma gèmea nos traz "felicidade", existem relacionamentos entre almas gèmeas (seja de amizade, familiar ou namoro) que terminam após alguns anos, porque o objectivo da união foi concluído, serviriam para aprendermos uma lição, ou ensinarmos uma lição a essa pessoa, ou colmatar alguma dívida cármica antiga, passar por um momento que nos ajudou a evoluir, entre mais.

De todas as pessoas que passaram pela sua vida, tente guardar apenas as memórias boas, amadureça com as experiências da sua vida, sempre.


Sílvio Guerrinha

Contacto